O processo que deu origem as favelas no Brasil no final do século XIX com a abolição da escravatura deixou marcas até hoje. Em um primeiro momento o que contribui para esse fato foi à [a] má elaboração de políticas publicas [públicas] que visavam reorganizar a sociedade brasileira e que de caráter excludente foi destinada apenas a uma parte dessa sociedade [,] fazendo com que os excluídos migrassem para outras áreas afim [a fim] de também se reorganizar. Com o passar dos anos e com a modernização do Brasil [,] as chamadas favelas foram aumentando e [,] com isso [,] os problemas foram surgindo.
Não muito diferente do que ocorreu séculos passados, a falta de políticas publicas [públicas] eficientes é o fator crucial para a qualidade de vida dos moradores nas favelas brasileiras hoje em dia, porque não se considera o que diz a Constituição de que todo cidadão brasileiro tem direito a [à] educação [,] garantido [garantindo] assim o seu desenvolvimento pleno e posteriormente a sua condição de trabalho. E a favelização acontece principalmente por conta da ausência de uma boa educação [,] comprometendo assim o desenvolvimento da pessoa.
A migração é um dos fatores que acelera [aceleram] em massa a favelização. As pequenas regiões que estão longe das grandes cidades e que são afetadas pelas péssimas condições de vida, deveriam [sem vírgula] ter mais atenção por parte dos seus governantes. Se estas regiões fossem mapeadas e se nelas fossem investidas políticas publicas [públicas] eficazes que garantissem o direito e a dignidade do cidadão, o deslocamento para outras cidades em conseqüência [consequência] da má distribuição de renda e em busca de uma vida melhor talvez ocorresse com menor proporção. Para as favelas que já estão construídas maiores investimentos em saneamento básico, melhoria na segurança, melhoria nas escolas públicas e mais condições de trabalho principalmente para os jovens.
Algumas favelas brasileiras possuem uma população igual ou maior que alguns municípios brasileiros e para isto uma solução sugerida seria uma forte administração dentro delas e voltada exclusivamente para elas. Sabe-se que existem muitos projetos sociais não governamentais que ajudam, mas não são suficientes.
Por tanto [Portanto], primeiramente para garantir a qualidade de vida do cidadão brasileiro seria necessário um investimento pesado em sua educação e conseqüentemente [consequentemente] o seu desenvolvimento. Está mais do que na hora de substituir as favelas por mais um extenso bairro nobre nas grandes capitais brasileiras.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. Contudo, atente à adequação à norma padrão e cuidado com o uso da vírgula sem comprometer a construção de sentido de seu texto. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |