Dentre os vários problemas urbanos que circulam no planeta, está a favelização. Um processo que ocorre devido ao crescimento descontrolado da urbanização, somado a necessidade de se conseguir um lugar para viver. Tomar medidas para combater esse problema é um trabalho árduo,porém,é possível melhorar a situação.
No Brasil, cerca de 50 milhões de brasileiros moram em lugares inoportunos. A desigualdade social e a exclusão social, levam [sem vírgula], muitas vezes, famílias a construírem casas em lugares impróprios, como morros e barrancos. Na maioria das situações, essas famílias, ficam [sem vírgula] extintas de recursos humanos, como água potável e coleta de lixo.
O processo de industrialização e mecanização do campo, aumentou a taxa de desemprego, favorecendo a situação. Isso fez com que, várias [sem vírgula] pessoas emigrassem das áreas rurais para as metrópoles. O [metrópoles, o chamado] chamado Êxodo Rural. A saída dos trabalhadores do campo para as áreas urbanas, aumentou [sem vírgula ainda mais a concorrência de emprego na Capital. Proporcionando [capital, proporcionando] que, vários indivíduos de baixa renda, se aglomerassem em lugares de condições precárias.
Nota-se se, um [Nota-se] descaso do governo em tentar melhorar a situação. Percebe-se uma falta de investimento grande por parte do Estado. Algumas favelas se quer [sequer] têm ruas asfaltadas e ainda convivem com esgoto a céu aberto. Cabe ressaltar que, por lei, e dever do Estado fornecer moradia de qualidade a população. Infelizmete, essa medida está longe da realidade do brasileiro.
Diante disso, torna-se evidente que, é [que é] preciso controlar de maneira eficiente o aumento da urbanização no país. Investir nas áreas carentes de saneamento básico. Fornecer ao moradores das periferias, cursos profissionalizantes para para que possam com isso aumentar sua renda e facilitar a saída das áreas de riscos. Assim, subimos a chance de combatermos essa situação e melhoramos a qualidade de vida do país.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, contudo não sobressaiu ao âmbito do senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |