Favela: De Alternativa á Problema Social - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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O crescimento desordenado das cidades e a falta de planejamento trouxeram várias consequencias [consequências] com o processo de urbanização. Nas grandes e pequenas cidades, áreas que não oferecem condições de moradia estão sendo ocupadas. A origem desse problema social é antiga e atualmente pouco se tem feito  para amenizar ou até mesmo resolver este problema.

Logo  após a instauração da República no  Brasil e a chamada Belle Èpoque, a elite brasileira queria se ver livre dos sinais que contrastasse a boa fase do país. Apopulação mais pobre precisave de um lugar para morar, começaram então a habitar áreas não ocupadas pelas elites.

Segundo o ultimo [último] censo realizado no Brasil, mais de 11 milhões de pessoas moram em favelas. Em cada região ela possui uma característica, devido até a questões geográficas. Porém,  alguns aspectos são observados em qualquer região. A falta de saneamento  básico e assistêcia médica, ambiente suscetível a desastres naturais e como em outras áreas da cidade á violência, são um dos problemas enfrentados pelos moradores.

Com a necessidade de inserir-se na sociedade, alguns grupos sociais encontram seus meios para  sobreviver. Atráves de um planejamento urbano mais eficiente,  tanto o governo quanto as  instituições, principalmente educacionais, poderiam unir-se prestando assistência nas áreas deficientes das favelas. Dessa maneira, a população ganharia um pouco mais  de qualidade de  vida e as universidades cumpririam  não só o papel de formar profissionais, mas também  contribuir com a sociedades de maneira mais efetiva e acessível.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Contudo, extrapole o óbvio na abordagem da temática. Mobilize outras áreas do conhecimento, seu próprio conhecimento de mundo e realize um amplo trabalho com os recursos argumentatitos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente