Entende-se como favela uma área degradada em uma determinada cidade. Hoje este fenômeno é visto como um problema social urbano, tendo como principais causas o desemprego, má distribuição de renda e também êxodo rural, fatores que contribuem cada vez mais para a desigualdade social.
O êxodo rural é visto como um ponto forte e está diretamente ligada a [ligado à] urbanização acelerada, pois, com o crescimento dos grandes centros como, por exemplo, São Paulo e Rio de Janeiro, pessoas geralmente com baixa escolaridade, migram [sem vírgula] de sua cidade natal na esperança de melhoria de vida.
A maioria desses migrantes, vivem [sem vírgula] uma realidade diferente da desejada,pois conseguem empregos com baixos salários e o custo de vida é alto,tornando difícil ter acesso às necessidades básicas do cidadão: educação,saúde,trabalho digno e principalmente moradia, e é ai que acontece invasões de terrenos e são construídos barracos [,] dando inicio a favelização,onde moradores se encontram em áreas de risco, sem saneamento básico, e visto por todos como local de acesso a violência.
Como consequência, temos a desigualdade social econômica cada vez maior. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) [,] no Brasil [,] cerca de 11 milhões de pessoas mora em favelas, o que intensifica a cada dia a triste realidade de “poucos com muito, e muitos com pouco”.
Diante de tudo que foi proposto, medidas como, um [como um] planejamento governamental,onde incluísse um planejamento familiar de pessoas com baixa renda e também um planejamento urbano,deslocando esses indivíduos para uma região mais apropriada seria o mais indicado para uma melhor qualidade de vida.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Todavia, extrapole o óbvio em sua abordagem. Amplie seu nível de leitura para para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, mobilize outras áreas do conhecimento e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |