Moradias irregulares
Muito se tem discutido, atualmente, acerca do processo de favelização em diversos aspectos, já que é de extrema importância para a vida em sociedade. Verifica-se que como em qualquer outro fenômeno, há aspectos que devem ser levados em consideração, tais como os problemas sociais, urbanos e a qualidade de vida.
Inicialmente, pode-se afirmar que os problemas sociais e urbanos são fatores que agravam o processo de favelização, visto que os esgotos a céu aberto, grande quantidade de lixo espalhado pelas ruas e a falta de água acarreta [acarretam] péssima condição de vida digna e estruturada. Segundo o jornal O Globo impresso no dia 20 de janeiro de 2012, a prefeitura do Rio de Janeiro realiza coleta de lixo diariamente e a CEDAE vem trabalhando para o encanamento de esgoto e água.
Além disso, outro aspecto é a qualidade de vida por tratar-se de muitas pessoas vivendo em situação crítica, por falta de estrutura, condições financeiras e a falta de emprego. Com isso ocorre as construções irregulares em encostas, em cima de pedras e sem autorização da prefeitura podendo ocasionar o desmoronamento. Ora, segundo [sem vírgula] o Governo Sérgio Cabral foi investido um mar de verba pública no programa minha casa minha vida onde há intenção de retirar as famílias das casas irregulares .
Em virtude dos fatos mencionados acima [,] percebe-se a extrema necessidade de repensar a respeito da favelização , pois se trata de uma ótima oportunidade para o bem estar social.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise simplista e superficial do tema. Amplie suas ideias e argumentos, fuja do âmbito do senso comum. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |