Sonhos transformados em favelas - Banco de redações


Favelização

Enviada em: 05/09/2013

Status:

Corrigida
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Diversas cidades do planeta sofrem com o processo de urbanização acelerada. Mal planejado [planejadas], essas cidades acabam superlotadas, surgindo por consequência às favelas, em locais irregulares. Será que este problema é causado por pessoas que não têm o conhecimento, e acabam ocupando essas zonas.

A ideia de que estas favelas surgem em decorrência da falta de conhecimento é uma maneira de “camuflar” erros que se obtiveram no processo de urbanização. No Brasil [,] este] processo deu-se origem no começo da industrialização. Milhares de nordestino na perspectiva de melhoria de vida migraram para o sudeste, especialmente para a cidade de São Paulo. Politicas de incentivo a [à] imigração, sem uma infraestrutura adequada.

Já fazem parte do cenário urbano, a [urbano as] diversas culturas. Mas, isso não garante o conforto de seus habitantes. A falta de transporte público adequado, saneamento básico, a criminalidade em alta, áreas de risco, são alguns dos inúmeros problemas. É necessário Politicas Públicas que busquem melhores qualidades de vida para estas pessoas que habitam essas regiões. Construções de casas populares, escolas próximas, locais de lazer, saneamento básico, são alguns princípios que podem gerar certo conforto, e o começo de uma mudança na vida desta gente.

Fica evidente, portanto, que as favelas foram surgindo aos pouco, construídas por aqueles que sonhavam em mudar de vida, quando migrarão [migraram] para as cidades industrializadas. Pois, tais politicas passadas, não  [sem vírgula] planejaram corretamente. No entanto, novas Politicas Públicas podem ser adotadas, como citado acima, visando o desenvolvimento. Cabendo o povo buscar seus direitos, e aos políticos pôs às em prática.  

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise superficial da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativação (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Fuja do óbvio !


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente