Se por um lado somos considerados a 6a [sexta] potência econômica mundial, por outro o Brasil possui problemas estruturais que o colocam em baixíssimas posições no IDH. Dentre esses problemas, a saúde é um grande foco de debate, já que é um dos Direitos Humanos mais negligenciados pela esfera política.
Num [Em um] país onde se paga tantos impostos como no Brasil, não possuir atendimento médico adequado é uma afronta a qualquer cidadania. A má administração e os desvios de verba, somados ao descuido do povo para com o exigir de seus próprios direitos, resultam na péssima qualidade da saúde brasileira. Mesmo as recentes manifestações ainda têm muito que lutar por uma melhor qualidade de vida.
Porém, o ápice das insatisfações, atingido pela vinda de médicos estrangeiros, demonstra que esse setor não é isolado das outras esferas da sociedade: a concentração de médicos nas regiões Sudeste e Sul é causada não apenas pela falta desses profissionais, mas por ser o interior do país pouco atrativo no que tange à qualidade de vida como um todo (educação, segurança, tranportes etc) e, é claro, pelas próprias condições precárias de trabalho e biossegurança.
Portanto, antes de investir na força de tranbalho estrangeira, é necessário cuidar de todos os setores que constrõem nosso país. Precisamos atingir um bem-estar social que permita o pleno exercer das profissões que cuidam da saúde do povo, curando, assim, não só as mazelas do corpo, mas também as sociais.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, bem como realizou uma discussão pertinente ao tema. Contudo, sua argumentação não sobressaiu ao senso comum nem se desenvolveu de forma a explorar a diversidade de questões que o recorte temático favorece. Dessa forma, fuja ao óbvio e procure realizar um rico e crítico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |