O brasileiro sofre com uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Em tese, isso lhe garantiria um atendimento público de saúde descente. Mas não é bem o que acontece. Muitos são os problemas a enfrentar e difíceis os caminhos para se obter uma saúde pública de qualidade.
O sistema de saúde do país passa por momentos difíceis. A estrutura das unidades de atendimento é precária. Tanto os hospitais como os postos de saúde estão super lotados [superlotados], e não possuem leitos e macas suficientes, além de faltar medicamentos. A espera po [por] exames , consultas e cirurgias é tão grande que as pessoas acabam morrendo em meio a grandes filas. O descaso é pior pela falta de profissionais de saúde, principalmente médicos.E esses problemas prejudicam principalmente as cidades interioranas e as periferia [periferias].
Em meio a tantas adversidades [,] surgiram propostas apara amenizar tal situação.Uma delas é o projeto que destina 25% dos recursos dos royalties do petróleo à [a] investimentos na saúde, e a outra é a importação de médicos estrangeiros para trabalharem nas áreas carentes , já que os nacionais não suprem a demanda . Todavia, são planos que vão demorar a serem postos em prática.
As soluções para os problemas na saúde pública têm múltiplos caminhos. As melhorias dependem de mais ajuda financeira , sim , mas também de melhoria na eficiência da gestão. O governo deve fiscalizar o destino do investimento , para que a distribuição seja feita de forma equitativa em todo o país e que sejam direcionados à melhoria da estrutura do Sistema Único de Saúde , na compra de equipamentos, medicamentos e ao pagamento dos profissionais. É preciso também condiciona [condicionar] a aplicação dos recursos e procurar os resultados. E [,] por fim , cabe a [à] população fazer sua parte , exigindo, por direito, saúde pública de qualidade ao invés de pagar por atendimento privado.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes à problemática. Contudo, não houve extrapolação do senso comum e era necessário um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |