A saúde é, sem dúvidas, um dos temas mais debatidos recentemente. Como resposta às reivindicações da população, o governo decidiu contratar médicos estrangeiros para amenizar as áreas mais afetadas do país. Mas será que essa é a solução para a melhoria da saúde pública do Brasil?
Vemos todos os dias nos noticiários a precariedade que se encontram os hospitais e postos de saúde. A falta de médicos é uma das principais queixas, mas não a única. A falta de estrutura, medicamentos e vagas no Sistema Único de Saúde (SUS), são [sem vírgula] outras reclamações frequentes.
O governo tem se esforçado para mostrar ao povo que está buscando alternativas para acabar com os problemas, mas não está progredindo muito. A vinda de médicos estrangeiros, por exemplo, causa revolta de parte da população (principalmente dos médicos brasileiros). Estes [Esses] alegam que o país não precisa de mais médicos e sim de investimentos. Por outro lado, a escassez de médicos no interior do Norte e Nordeste é preocupante, portanto, a contratação deles é viável.
A iniciativa do governo, embora modesta, pode trazer benefícios à população. Investir na estrutura dos hospitais, postos de saúde e outros pontos de atendimento como: compra de equipamentos, construção de mais leitos, reformas etc. [,] é de fundamental importância para o desenvolvimento do sistema de saúde. Suprir a falta de medicamentos também deve ser prioridade, visto que é impossível um tratamento médico de qualidade sem a medicação necessária. Não há solução imediata para melhorar a qualidade da saúde, porém, investimentos bem aplicados darão o primeiro passo de uma longa jornada rumo a uma “saúde de primeiro mundo”.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |