O Problema da Falta de Médicos - Banco de redações


Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 15/08/2013

Status:

Corrigida
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        A saúde pública é tema dos mais importantes para o Brasil, tanto que nos últimos meses o Governo Federal vem planejando um programa cujo objetivo é trazer médicos estrangeiros para trabalharem em várias regiões do país, além disso são pensadas ações para incrementar o número de médicos nos SUS.  É preciso pensar em ações inteligentes e efetivas para melhorar a qualidade e evitar que milhares de brasileiros não encontrem um atendimento digno ao visitarem o médico.

      O Governo Federal lançou, recentemente, o programa “Mais Médicos” com o objetivo de selecionar profissionais brasileiros e se não atendida a demanda, trazer médicos estrangeiros para trabalharem  no interior do país e na periferia das grandes cidades, regiões carentes de atendimento.  Vários profissionais e associações do setor estão sendo contra a medida, alguns chegaram inclusive a fazer protestos pelas ruas de algumas cidades brasileiras. O que esses profissionais ainda não perceberam e que o projeto do governo é uma alternativa totalmente válida. A maioria dos profissionais da medicina vem de famílias de classe média e vivem nas metrópoles das regiões sul e sudeste [Sul e Sudeste], tais pessoas não vão aceitar um emprego numa [em uma] cidade pequena no meio da Amazônia, por exemplo, já que sabem que iram [irão] para um local com pouca infraestrutura e com baixa qualidade de vida. Os médicos estrangeiros são uma boa alternativa, pois não tem [têm] o mesmo receio.

      Se por um lado, o interior [sem vírgula] do país sofre com a falta de médicos, as regiões sul e sudeste, as mais desenvolvidas da nação, não tem [têm] o que comemorar.  Das unidades de saúde básicas até os hospitais, todos sofrem com filas intermináveis e atendimento insuficiente. Isso mostra que mesmo nas regiões mais ricas há falta de profissionais decorrente ainda do baixo número de formandos no ensino Superior. Apesar do aumento de jovens, nos últimos anos que passaram a cursar a universidade, esse número ainda é pequeno em relação àqueles que terminam o ensino médio. Tal fato comprova que o problema da saúde deriva também do problema da educação: uma área influi diretamente na outra.

       É preciso, pois, continuar planejando e promovendo ações para promover uma saúde de qualidade e, sobretudo, que promova a todos o acesso a um bom atendimento médico. Ações, como [sem vírgula] o programa “Mais Médicos” do Governo Federal são importantes e devem ser incentivadas; além disso é preciso um investimento maior em educação, começando pela educação básica para que mais jovens cheguem à universidade e [,] consequentemente [,] se transformem [transformem-se] em profissionais aptos a ajudar o Brasil.

Comentários do corretor


Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, bem como fez considerações muito pertinentes e bem colocadas sobre o tema proposto. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente