Muito se tem discutido acerca da vinda de médicos estrangeiros ao Brasil, devido ao programa “Mais Médicos”. Entretanto, o problema da saúde pública no país não será resolvido com uma medida tão imediatista como essa. Tal questão precisa da união de diversos setores da sociedade para possibilitar a construção de um sistema que cuide do povo com qualidade.
Embora a classe média alta não tenha do que reclamar em relação à superlotação ou à falta de medicamentos nos hospitais – por contarem com caros planos de saúde -, essa não é a realidade da maior parte dos brasileiros. Famílias inteiras presenciam, diariamente, a ineficiência do Sistema Único de Saúde, o tão criticado SUS, que, muitas vezes, não conta com a quantidade de profissionais adequada, tampouco com materiais básicos, como ataduras e analgésicos.
Se nos grandes centros urbanos o problema é a escassez de profissionais e medicamentos, no interior do Brasil o atendimento é, praticamente, inexistente. Em lugares muito afastados, barreiras físicas, como mata fechada ou cheias de rios, separam a população do acesso à saúde. Esse tipo de situação é mais presente do que a maior parte das pessoas de todo o país podem [pode] mensurar.
É imprescindível, portanto, que os alunos da área de saúde formados em universidade públicas deem um retorno à sociedade trabalhando um tempo determinado no SUS e no interior do Brasil. Além disso, deve haver um maior controle nas verbas destinadas a investimentos nos hospitais e, principalmente, na assiduidade dos profissionais. Somente dessa forma o sistema de saúde público poderá atender os brasileiros de forma digna e eficiente.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |