Muito se tem discutido, atualmente, a respeito do grave problema de saúde que atinge o Brasil sob diversos aspectos, visto que é de extrema importância para uma melhor qualidade de vida no país.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a proposta inicial da presidente Dilma Rousseff de trazer médicos cubanos [,] para ajudar a diminuir o grande caos que a saúde pública se encontra, não seria a mais viável, e ainda criaria um grande descontentamento na classe médica. Ora, é bem sabido por todos que faltam profissionais aptos nos hospitais públicos, e já está mais do que provado, que [sem vírgula] os médicos cubanos são muito competentes e são os responsáveis pelos melhores índices de saúde no continente, então, por que não trazê-los?
Segundo o ministro da saúde, Alexander Padilha, serão gastos R$ 7,1 bilhões em investimentos previstos pelo governo federal nas unidades básicas de saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (Upas) 24 horas. Entretanto, são inúmeros os casos de corrupção e desvios de verbas públicas na área de saúde. Portanto [,] tem que haver mais transparência e seriedade por parte do governo para que não haja mais discrepâncias nos cofres públicos.
Diante disso, percebe-se a extrema importância de tratar esse assunto com extrema urgência, tem que haver mais incentivos por parte do governo para que se formem mais médicos, pois só assim a população não sofrerá mais com a falta de médicos e o atendimento precário que se encontram, hoje em dia, no sistema público de saúde.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes sobre a questão. No entanto, não houve extrapolação do senso comum nem uma abordagem que discutisse e problematizasse as diversas questões que o tema favorece. Realize uma discussão ampla e crítica sobre o recorte temático, bem como realize um rico e crítico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |