É inaceitável a tolerância de uma má fiscalização concernente à administração da saúde pública nacional. Para tornar viável a qualificação do sistema de saúde brasileiro [,] deve-se ponderar minuciosamente a forma como são geridas as redes de hospitais públicos que são referências mundiais, como por exemplo, o NHS – que vigora sob a égide da Grã-Bretanha. Outra forma seria a privatização – uma alternativa ousada, porém eficaz – acompanhada de um engenhoso projeto de planejamento.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMC) revelam que os gastos com a saúde pública no Brasil são majoritariamente financiados pela população, enquanto que na [na] Grã-Bretanha o governo assume a maioria absoluta dessas dívidas e ratifica a excelência do NHS. Portanto, a administração e a forma de investimento do governo brasileiro devem se remodelar, assemelhando-se ao sistema exemplar de gestão da saúde pública Britânica.
Os médicos cubanos serão de imensurável valia nessa empreitada, uma vez que se dirigirão para regiões onde há grande carência desses profissionais. Os que divergem dessa opinião não relevam o fato de que [,] em áreas como o Nordeste e a Amazônia, os recursos são escassos e há falta de interesse dos estudantes de medicina – futuros médicos – em trabalhar nessas regiões.
Outra solução é a privatização desse setor. Conforme os dados do IBEDESS, a remuneração dos profissionais da área pública, em média, é a metade da paga pela rede privada. Dessa forma, os funcionários desta [dessa] rede são rigorosamente fiscalizados e mais dedicados, já os daquela, se empenham [daquela empenham-se] com menos sagacidade, haja vista a forma como são remunerados. Em suma, com a privatização, os profissionais da área médica se mostrarão mais motivados, oferecendo um serviço de maior qualidade à população.
Destarte, o caminho para uma saúde pública de qualidade é a remontagem do plano de investimento nesse setor, ou a privatização - através de concessões - dos hospitais públicos de forma que o governo proporcione a cada cidadão planos de saúde pautados em suas reais necessidades. O sucesso dessa nova gestão dependerá do rigor na fiscalização e da vigência de uma meritocracia.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e apresentou argumentos que corroboraram com sua tese. Parabéns! Contudo, não houve extrapolação do recorte temático, ou seja, uma abordagem que explorasse a diversidade de questões que o tema favorece e fosse além do óbvio, do esperado em relação à temática.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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