Depois da grande imprecação por mudança que a população demonstrou principalmente para o governo, este busca soluções eficazes para sanar os problemas expostos pelos manifestantes. A saúde, um dos pontos mais discutidos na luta por melhora [,] ganha hoje a mídia com propostas repentinas que buscam simplesmente de primeiro momento diminuir a fúria da população. “Mais médicos” é exemplo disso, porém não existe trabalho que se firme somente em profissionais e sim nestes munidos de ferramentas adequadas.
Consultas, exames, intervenções e cirurgias acontecem todos os dias na rede pública, todavia, em passos muito curtos, afinal a burocracia que afeta a saúde é devastadora e só causa prejuízos [,] além de esperas em filas enormes. A dificuldade de se conseguir atendimento público é alarmante, não só isso, depois que se tem o tão sonhado encontro com o médico de nada adianta, falta infra-estrutura [infraestrutura] e o tratamento não progride. Citando também a falta de leitos, aparelhos e ferramentas em geral que causam um atraso enorme, fazendo com que pessoas morram diariamente sem até mesmo o atendimento. Deve-se levar em conta que os médicos conhecem a teoria e para efetuarem a prática são necessárias essas ferramentas, da qual o governo não oferece. Podemos destacar também a carência de médicos em determinadas regiões do país, geralmente em lugares menos desvalorizados e subdesenvolvidos, o que resulta novamente no descaso com a saúde e com a população que merece o mínimo de dignidade possível.
Contudo [,] o governo deve se mostrar ativo com saídas adequadas e de qualidade não apenas no âmbito da emoção. Nota-se que os médicos têm realmente que serem distribuídos, observando todos os aspectos físicos e sociais da região que o receberá, visto que não é cabível querer retirar um profissional de uma região mais desenvolvida e levá-lo para o oposto somente por um salário razoável, é necessário que se tenha estrutura para que desempenhe sua função, educação de qualidade para seus filhos, moradia, entretenimento, planos que favoreçam sua estadia ali. Necessita-se também criar grandes centros hospitalares que possam oferecer todos os tipos de atendimento por regiões de no máximo duzentos mil habitantes, para que estes não precisem ir tão longe por um atendimento mais especializado, com forte estrutura moderna, equipamentos diversos e rapidez. Não se esquecendo de investir-se também nas USF’s e UPA’s [USFs e UPAs] já existentes. Esse problema terá uma solução quando primeiramente se observar os aspectos gerais para que somente depois se foque no real problema e o resolva, lembrando sempre que se trata de pessoas que merecem e pagam por esse serviço que é de todos e que por isso requer ser de qualidade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações. Além dessa questão, cuidado com períodos longos e, consequentemente, em parágrafos extensos demais a fim de não tornar a leitura de seu texto confusa, imprecisa e cansativa.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |