A longevidade de uma população depende essencialmente de um fator: a saúde. No Brasil [,] não é diferente, contudo, o sistema de saúde pública brasileira não tem apresentado bons resultados devido a [graças à] falta de investimentos, gerando conseqüências [consequências] desastrosas.
Durante o Brasil colônia [,] a saúde praticamente inexistiu, limitando-se aos poucos médicos jesuítas que viajavam o país. Só em 1904 o governo promoveu a primeira medida sanitarista, ocorrida no Rio de Janeiro e chefiada pelo visionário Oswaldo Cruz, que pensava primeiramente na prevenção, a vacina, contudo, essa prática não foi bem aceita pela população.
Apesar das promessas de governo, a saúde sempre recebe investimentos irrisórios. Principalmente nas grandes cidades brasileiras os hospitais públicos não têm infraestrutura de qualidade, e muitas vezes [qualidade e, muitas vezes,] faltam utensílios de trabalho necessários para os profissionais. Devido a essas precárias condições de trabalho, a maioria dos médicos prefere abrir um consultório particular e atender pelos planos de saúde privados.
Mais de 70% dos brasileiros depende do Sistema Único de Saúde(SUS), o que demanda um bom gestor de recursos para lidar com esse setor. A população precisa cobrar do Governo Federal investimentos maciços nos hospitais do SUS, adquirindo tecnologia hospitalar, ampliando e reformando os leitos e salas. Desse modo, os médicos serão estimulados a atender na rede pública de saúde. Além disso, os profissionais devem ter um plano de carreira oferecido pela prefeitura. Uma nação saudável contribue melhor para o desenvolvimento da pátria.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes sobre a questão. No entanto, não houve uma discussão ampla sobre a problemática imposta, havendo uma abordagem superficial sobre a questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpcepção crítica dos fatos, procure explorar a diversidade de questões que o tema favorece e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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