Demora no atendimento, falta de médicos e infraestrutura precária são alguns dos problemas no sistema de saúde brasileiro que estão sendo contestados pela população, que saiu às ruas no mês de junho para ir atrás de seus direitos.
Para minimizar o rebuliço, a presidente Dilma apresentou a proposta de importação de médicos cubanos para “salvar” a situação. Diante dos fatos, esta [essa] proposta torna-se inviável, pois não adianta ter médicos se não têm salas de atendimento adequadas. O governo interveio com uma solução temporária para estancar os protestos, porém, é preciso de uma profunda e viável mudança no sistema de saúde de nosso país.
Todos os dias, milhares de cidadãos do interior pegam o transporte do SUS para serem consultados na capital, que é o local em que os investimentos em saúde são mais visíveis. Isto quer dizer que: o governo gasta dinheiro com o transporte e sua manutenção, sendo que pode e deve usar tal dinheiro para construir hospitais decentes no interior. Utilizar a verba do transporte para construção de infraestrutura adequada no interior pouparia o deslocamento e melhoraria a vida da população que se sente insatisfeita. Além disso, para acabar com a falta de profissionais nos locais mais afastados, médicos e estudantes de medicina devem receber incentivos para ir trabalhar no interior com propostas que o governo deve oferecer: como a cessão de vagas na faculdade em troca de trabalho em lugares carentes quando os estudantes terminarem o curso.
Portanto, importar profissionais, mesmo que sejam bons, vai desvalorizar os cidadãos de nosso país. O governo brasileiro deve ter seu orgulho, investindo plenamente em seu povo, principalmente em seus jovens, para que os protestos populares se encerrem com mudanças satisfatórias.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
Fuja do âmbito do senso comum!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |