A 1ª Revolução Industrial foi o grande motor do processo de urbanização, que já tomou uma proporção global. Hoje as grandes cidades são o centro de poder econômico e político de um país. Mas essas metrópoles não são sinônimas de qualidade de vida, muito menos no Brasil.
O cenário de São Paulo é caótico e estressante. No Rio de Janeiro, a situação não é muito diferente. A mobilidade urbana é crítica. A saúde pública é precária. No entanto, quem tem poder aquisitivo, consequentemente tem acesso a um padrão de vida confortável. Os médicos brasileiros se encaixam nesse quadro. Eles procuram os centros urbanos para ter, pelo menos, acesso a um setor terciário completo, à tecnologia e à inserção global. Fazem uso dos serviços privados. Com isso, as regiões interioranas e as do Norte e Nordeste do país sofrem.
Há falta de infraestrutura tanto nos hospitais públicos, quanto [sem vírgula] na maior parte das cidades que os abrigam. O número de leitos é pequeno, o atendimento é demorado, faltam artigos básicos. Muitos da classe médica evitam exercer a profissão nesses hospitais porque as condições de trabalho também são precárias.
Um investimento conjunto em infraestrutura urbana e saúde pública é um caminho viável. Levar tecnologia e qualidade de vida às regiões onde faltam médicos atraíria os mesmos [os atraíria]. Programas como o "fármacia popular" são bons e devem ter continuidade. A remuneração do médico como funcionário público também deve ser um incentivo, mas não o principal. Um discurso que preza pela humanização do tratamento deve ser usado nos centros de formação médica.
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
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