Há muito descontentamento por parte da população brasileira relacionado às péssimas condições existentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Essas [As pessoas] passam horas em filas esperando serem atendidas, e até, anos [atendidas e até anos] para a realização de uma cirurgia, situação essa inaceitável para uma nação à procura do desenvolvimento.
O Brasil está vivendo um momento de grande desenvolvimento na área econômica, sendo hoje a sexta economia mundial. Contudo, esse crescimento não está sendo refletido na realidade da saúde pública nacional. Principalmente, nas regiões Norte e Nordeste, estão ocorrendo carências de profissionais de saúde, dificultando a consulta e diagnóstico de doenças nos cidadãos, causando infelizmente a morte dessas pessoas por falta de atendimento. No entanto, em estados do Sul e Sudeste, há grande número de médicos, existindo assim uma grande disparidade.
Ocorre ainda falta de estrutura nos hospitais nacionais. Esses locais, muitas vezes, não comportam a grande procura da população, acontecendo diariamente falta de leitos para pacientes sendo esses obrigados a permanecerem em corredores sem nenhuma proteção contra infecções. Existe ainda a falta de investimentos na compra de novas tecnologias na área da saúde, utilizando muitas vezes aparelhos ultrapassados e danificados.
Em suma, para a obtenção de uma saúde pública de qualidade é necessário grandes investimentos na construção e ampliação de hospitais mais modernos, aumento no número de postos de saúdes [,] diminuindo assim a grande demanda em hospitais de grande porte, e a [sem vírgula] redistribuição igualitária, em [sem vírgula] relação à quantidade de pessoas por cidade, de médicos e enfermeiros.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |