Todos nós sabemos que a saúde pública em nosso país está em situação precária. A importação dos médicos, a falta dos mesmos [deles] e de condições de atendimento são sérios problemas enfrentados pela população brasileira.
O governo federal anunciou recentemente o programa “mais médicos para o Brasil”, estabelecendo assim a vinda de profissionais graduados fora do país sem revalidação do diploma. Esse tipo de atitude coloca em risco a saúde da população, fazendo com que países carentes como os do continente africano sofra [sofram] ainda mais com a falta desses profissionais, ou seja, esses países perdem médicos para as nações mais desenvolvidas. A falta de profissionais capacitados afeta praticamente todos os países do mundo, porém esse é um tema bem crítico no Brasil, fazendo com que cidades como o Rio Grande do Sul ofereça faculdade de medicina de graça para conseguir médicos.
Encaminhar médicos para locais que não possuem as condições mínimas de atendimento é jogar dinheiro publico pelo ralo, pois o profissional sozinho não resolve magicamente a precariedade da assistência pública. Más condições de higiene, instrumentos cirúrgicos esterilizados incorretamente e medicamentos vencidos são alguns dos problemas encontrados em hospitais da rede pública, essa precariedade leva então a interdição do hospital, e como ficam as pessoas necessitando de atendimento? O jeito é procurar um consultório particular.
A solução mais viável para o problema seria investir mais na saúde pública, propondo melhores condições de atendimento nos hospitais. Investir mais em equipamentos e em profissionais capacitados que zelem pelo seu posto de trabalho.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações. Além disso, procure propor uma medida de intervenção efetiva, uma proposta de solução concreta com um agente e uma ação.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |