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Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 15/08/2013

Status:

Corrigida
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Os Problemas da saúde pública no Brasil foram novamente postos em pauta após a recente polêmica envolvendo a vinda de médicos estrangeiros ao país, que de acordo com os planos governamentais, atuariam principalmente nas regiões pobres do Brasil, onde a concentração de médicos é extremamente baixa.

Mas a pouca concentração de médicos não é o único problema que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta. Além disso, há a longa espera nas filas de operação que podem chegar a anos, resultado principalmente da má estrutura dos hospitais e da escassez de equipamentos. Isso sem considerar o grando número de doenças que poderiam ser evitadas casso houvesse saneamento básico adequado a todas as camadas da população.

Outro fator que deveria ser levado em conta é a qualidade dos médicos que viriam do exterior, caso não realizassem uma prova que validasse seu diploma, a verdade ficaria comprometida no que diz respeito à qualidade desses profissionais.

Desse modo fica claro que a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil, não [sem vírgula] resolveria todos os problemas enfrentados. Cabe ao governo investir na estrutura dos hospitais e na formação dos médicos dentro do nosso próprio país, além é claro de fornecer saneamento básico a toda população, independente da classe social e, principalmente criar propostas que incentivem os médicos dos grandes centros urbanos a migrarem para as regiões mais pobres. 

Comentários do corretor


É importante frisar que o foco do tema em questão não era a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil, mas sim a questão da saúde pública no geral, atente à proposta de redação. No mais, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente