O Brasil [,] sendo um país de proporções continentais [,] abriga um elevado número populacional, esse vem sofrendo com as precárias condições do sistema público de saúde, pois, é nítida a escassez de profissionais em determinados campos, além do mais, há carência no atendimento hospitalar.
O Brasil apresenta desigualdade quanto ao número de profissionais da saúde em seu território. As regiões Sul e Sudeste apresentam maior aglomeração, “Números oficiais do próprio CFM indicam que 70%”, enquanto regiões interioranas e mais desprovidas de recursos sofrem com a falta de atendimento médico. As disparidades também estão presentes nos campos de especialização dos especialistas, diferenças salariais, demanda de pacientes, falta de equipamento e os locais de trabalho afugentam esses especialistas de determinadas áreas para outras que tenham maior lucro e condições favoráveis para desempenho de sua função.
Além da falta de trabalhadores nessa área, os cidadãos convivem com a demora no sistema público de saúde (SUS), que alongam durante longos períodos a realização de atendimentos simples do ponto de vista médico. Os casos mais graves são alarmantes e a falta de solução eficaz e rápida gera inúmeras mortes. Para se ter uma idéia [ideia] do tamanho dessa precariedade, o governador do estado do Amazonas, Osmar Aziz [,] em fevereiro desse ano [,] durante a leitura da Mensagem Governamental que abriu o ano legislativo de 2013, declarou: “por dia morrem 237 pessoas no AM”.
A resolução é clara, é necessário [são necessários] incontáveis investimentos no setor público de saúde, aplicações na educação, visando a [à] formação, capacitação e especialização de uma maior quantidade de profissionais, além da elaboração de métodos para a distribuição igualitária desses especialistas por todas áreas e localidades. Buscando essas soluções o governo criou o Projeto Mais Médicos, com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social. O Brasil então caminha para uma saúde pública de qualidade. .
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, fez considerações pertinentes, desenvolveu-se de forma clara e precisa, bem como apresentou um bom nível de linguagem. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático, ou seja, explorado da diversidade de questões que o tema favorece, extrapolando o esperado e o óbvio em relação à temática. Mobilize diferentes áreas do conhecimentos para compor sua argumentação e apresente uma proposta de solução efetiva, ou seja, uma medida concreta com agente e ação.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |