O Brasil arrecada uma carga tributária maior que países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Japão, o que lhe garantiria um excelente e eficaz sistema púbico de saúde. Em contrapartida, as montantes taxas impostas à população, são [sem vírgula] retornadas com longas filas e atendimentos de baixa qualidade nos hospitais de todo o território nacional.
Horas, dias, meses e, quiçá anos [,] a espera de uma cirurgia que deveria ser emergencial. Pacientes nos chãos deteriorados dos hospitais. Faltam instrumentos, faltam médicos, faltam estruturas. A saúde pública resume-se em faltas. Além disso, deparam-se com as recorrentes falhas nos procedimentos hospitalares, que acarretaram a morte de muitos cidadãos. São cenas que já fazem parte do cotidiano do brasileiro e nada é feito para reverter tal situação.
O direito à saúde, assegurado por lei, vem sendo negado e a indignação aumenta, assim como o descaso com a saúde. Destarte, o problema toma dimensões devastadoras e os brasileiros sofrem com as drásticas consequências. As discussões e projetos, levados para o congresso, lá permanecem arquivadas, junto com a saúde do povo brasileiro.
Contudo, não apenas os governantes são os responsáveis, mas os profissionais dessa área também têm sua parcela de culpa. Muitos médicos atendem de forma inadequada, sem ética e profissionalismo e recusam-se em trabalhar em locais remotos.
Logo, não tão-somente [tão somente] recursos financeiros são necessários para modificar o quadro da saúde pública brasileira. Uma fiscalização rigorosa no atendimento e assistência, além de políticas públicas que levem médicos para todo o território nacional, sem disparidadades. Que seja efetuada uma melhor gestão quanto às verbas, destinando investimentos em cursos e capacitações para seus profissionais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |