A população brasileira que utiliza os serviços públicos de saúde aclama por melhorias nesse setor, enquanto vê dinheiro público “escorrer pelo ralo” por conta da corrupção. Uma saúde pública de qualidade no Brasil só será possível com o fim da corrupção, que acomete enormes quantidades de dinheiro do país, deixando os serviços públicos a mercê de migalhas.
As melhorias no setor de saúde foi um dos principais pontos defendidos pelo povo na revolta do vinagre ["Revolta do Vinagre"], ocorrida em junho desse ano, fazendo o governo tomar medidas polêmicas, como a de trazer médicos estrangeiros para suprir as necessidades desses profissionais em regiões mais afastadas do país. Outra polêmica em torno dessa questão é a obrigatoriedade dos médicos recém-formados no país, de [país de] trabalhar dois anos no SUS em lugares muitas vezes isolados e com total falta de estrutura.
É ingenuidade acreditar que o programa MAIS MÉDICO do governo federal, sozinho [,] vá resolver o problema da saúde publica no país, enquanto houver falta de estrutura básica, como número insuficiente de leitos nos hospitais, lentidão para realizar consultas e exames e má qualidade no atendimento aos pacientes, o SUS continuará deficiente, não por falta de recursos do país, mas sim por causa dos desvios dos recursos da união para fins particulares.
Portanto, a deficiência da saúde pública no Brasil vai persistir enquanto houver falta de comprometimento governamental em resolver a causa do problema, que é a corrupção, e enquanto a população continuar elegendo para administrar o os recursos públicos, pessoas inescrupulosas e incapazes de atuar nessa função.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |