A saúde brasileira encontra-se em estado deplorável. Falta de médicos, péssima estrutura e ineficácia do Sistema Único de Saúde estão entre os principais problemas agravantes dessa situação.
O SUS só funciona em sua teoria, já que teoricamente é um dos melhores programas de saúde publica [pública] do mundo. Na pratica é ineficiente, não dá conta de toda a demanda, são hospitais extremamente lotados, falta de medicamentos, de macas, de utensílios hospitalares, etc.
Este [Esse] descaso acarreta [atinge] principalmente nas regiões norte e nordeste [Norte e Nordeste], onde as condições de vida e da saúde são mais precárias, quase não tem médicos, já que grandes partes estão concentradas no sul e sudeste [Sul e Sudeste] brasileiro. Fatores esses que deixam a população a mercê [à mercê] da saúde.
Em busca do melhoramento da saúde do país [,] o Governo Federal vêm [vem] adotando estratégias para suprir a necessidade, como a contratação emergencial de médicos cubanos para atender a demanda nacional. Método este criticado pelos mesmos profissionais nacionais, pelo fato deles acharem falta de respeito com os médicos nacionais e não utilizarem o revalida.
É preciso um rápido melhoramento da saúde pública. Com [pública, com] medidas como: descentralização dos médicos, melhor assistência ao SUS, eliminar barreiras presentes na entrada de estudantes nas faculdades de medicina – investindo na qualificação de médicos, criação de projetos de saúde da família – com atendimento domiciliar, se possível contratação dos médicos de Cuba – porém aplicando o revalida, etc.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações muito pertinentes à questão. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |