Quando se fala em saúde pública no Brasil, logo vem à tona a insatisfação que existe sobre os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. É unanime [unânime] a queixa provocada pelo desinteresse dos médicos, além da falta de hospitais bem estruturados, que possam atender ao menos as necessidades básicas da população. Diante disso, fica evidente a carência de investimentos na área da saúde, os quais devem ser feitos de forma muito bem planejada.
Dentre as medidas que o governo tem anunciado com relação à questão da saúde pública, foi muito destacada a possibilidade de adquirir médicos vindos do exterior. Tal alternativa, porém, deve ser analisada com cuidado. Sobretudo, é de médicos que o Brasil está precisando? Um país que forma centenas de médicos por ano deveria investir mais nos profissionais locais, oferecendo-lhes melhores condições de trabalho, salários atraentes, além de perspectiva de evolução na carreira.
Outra questão a ser destacada envolve a estrutura dos hospitais que integram o SUS. Reportagens exibindo as instalações precárias, a falta de higiene, o número limitado de leitos e até de alguns medicamentos, são [sem vírgula] comuns nos meios de comunicação. A minimização de tais problemas requer investimentos na construção de hospitais modernos, munidos de todos os equipamentos necessários para o adequado tratamento das pessoas, não apenas nas regiões mais desenvolvidas, mas em pontos estratégicos de todo o território nacional.
Portanto, em um país como o Brasil, que forma diversos médicos todos os anos, não é ideal importar profissionais da área da saúde. Conveniente seria investir nos médicos brasileiros, oferecendo-lhes oportunidades atraentes em todas as regiões do país, as quais devem contar com hospitais bem estruturados e adequadamente equipados.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, contudo sua argumentação não foi além do senso comum em relação à temática. Desenvolva suas ideias e argumentos a fim de promover uma análise que vá além do superficial. Além disso, procure realizar um rico e crítico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |