Tudo Concreto - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 07/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Com o grande aumento das favelas nos últimos anos, os governantes do estado do Rio de Janeiro deciram e aprovaram a obra de construção de grandes muros, paralelos a favela de Dona Marta. A idéa visa deter o crescimento contínuo de casas construídas em locais irregulares,e com isso,cuidar das áreas de proteção ambiental na Mata Atlântica.

Com a notícia,vieram (,)é claro(,) muitos(as) críticos(as), como se era de esperar. A construção de muros,no passado, não possui o melhor ´´curriculum`` possível1, na maioria das vezes sempre sendo derrubado2, ou alvo de pixações. Fato de muita pôlemica,grandes nomes3 já vieram a questionar tal decisão do governo.

Com tanto dinheiro que será investido em´cimento`, (já existem projetos para fazer o mesmo com outras favelas do Rio) ficam perguntas e protestos,do porque, esse dinheiro não é usado de uma forma mais eficiênte,ou até mesmo mais inteligênte.

Está claro,como em tantas obras do Governo Brasileiro, a iniciativa desta foi tomada e baseada4 principalmente por interesses pessoais,não extamente pela causa anúnciada, neste caso,especulação imobiliária,donos de grandes terrenos ponham em mesa que o crescimento de favelas5 na proximade de seus terrenos,desvalorizam5 os mesmos. No final das contas,ou do dia6,não será pedaços7 de tijolos e cimentos amontuados que empediram ou incentivaram8 a comunidade das favelas a fazerem ´´sentido`` as regras estabelecidas do Governo.


Cesar Augusto P. - SC

Comentários do corretor


Olá César Augusto, agradecemos por enviar sua redação! Vamos ver juntos algumas observações? Nosso intuito aqui é ajudá-lo a melhorar cada vez mais! Vamos lá!

Considerações:

1. Período com presença de oralidade desnecessária. Prefira usar a linguagem padrão e objetiva, como: A construção de muros no passado nunca terminou bem: ou eram derrubados ou sofriam pixações.

2. Evite gerúndios para fatos passados.

3. Essa expressão ficou mal colocada no texto. Mais uma vez a oralidade empobrece o texto. Prefira dizer: Muitos já questionaram a decisão de murar as favelas, até mesmo pessoas de renome, como Fulano da Silva.

4. Falta conectivo: que a iniciativa deste empreendimento foi tomada e baseada...

5. O sujeito do verbo "desvalorizar" está no singular: o crescimento. Logo, este verbo deveria estar em concordância, ou seja, no singular.

6. Oração confusa: no final das contas ou do dia??

7. e Observe que os verbos deveriam estar no futuro e conjugados no plural: serão, impedirão, incentivarão.

Considerações adicionais:

As palavras ou expressões sublinhadas são erros de digitação, ortográficos ou desnecessárias. As vírgulas em vermelho deveriam ser retiradas e as que estão em parênteses, inseridas.

As primeiras duas linhas do último parágrafo estão confusas. Coloque pontuação!

Avaliação final:

Você tem bons argumentos, falta estruturá-los melhor! Prefira períodos mais curtos, com exposição mais objetiva e clara das ideias. Releia sempre seu texto e coloque-se no lugar do leitor!

Continue treinando! Você escreve bem! Sucesso e envie mais redações! Teremos prazer em ajudá-lo!  


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente