A saúde pública no Brasil está em uma situação extremamente precária, enfrentando problemas como falta de estrutura, leitos e equipamentos de qualidade nos hospitais e a escassez de médicos nas regiões menos privilegiadas.
O governo [,] em relação a isso, propôs a vinda de médicos estrangeiros para o país, o que gerou muita polêmica, pois o principal não seria a falta, mas sim a distribuição dos médicos, já que a maioria deles se concentra nos lugares mais desenvolvidos.
Nas filas do SUS (sistema único de saúde [letra maiúscula]) [,] a população espera anos por uma operação e nos prontos socorros [prontos-socorros], horas para serem atendidos. Além do que, muitas doenças poderiam serem evitadas se todas as pessoas recebessem saneamento básico adequado.
Para alterar essa realidade, é preciso que o Governo estruture os postos e hospitais, insira leitos e compre equipamentos de qualidade, além de passar provas para médicos recém-formados para testar sua qualificação e incentivar as faculdades de medicina. Desse modo [,] muitos médicos poderiam trabalhar nas regiões mais pobres, usufruindo de um bom ambiente para exercer a profissão, descartando a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise que não sobressaiu ao senso comum. Apresente argumentos contundentes que comprovem sua tese e procure ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos! Além disso, procure realizar um mais amplo trabalho com recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e sustentar suas colocações.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |