Ao se indagar sobre a temática saúde no país, o espaço a ser analisado é vasto, como o próprio território e a sua história. Tanto a revolta [Revolta] da vacina do ano de 1904 quanto a revolta que eclodiu no país em junho de 2013 apresentaram a questão saúde. Não com objetivos iguais, mas em comum mesmo, é [sem vírgula] a insatisfação com medidas tomadas pelo governos. Por um lado, na revolta da vacina [Revolta da Vacina,] desconheciam os métodos da medicina, já no Brasil do ano 2013, desconheciam a qualidade dentro da medicina. Ou [medicina, ou seja] seja, em dois momentos o povo provocou reações a seus governos por desconhecer a saúde. Desconhecimento que pode ser classificado em dois tipo [tipos]: o primeiro, que se refere ao desconhecimento em si, e o segundo, que induz ao ato de algo inexistente, o de não conseguir ver qualidade no serviço médico prestado pelas esferas governamentais. Mas, o [Mas o que] que fazer para revolucionar a saúde no país?
No Rio de Janeiro [,] um ato intrigou o sanitarista Oswaldo cruz:as pessoas se recusavam a tomar vacina contra a varíola, em resposta ao governo, que não respondia ás [às] necessidades do povo. Torna-se válido ressaltar que as manifestações também aconteceram em decorrência da falta de conhecimento sobre o método de vacinação.
Também, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2013, se concentrou [concentrou-se] um movimento de insatisfação e por uma saúde pública de qualidade, no qual, pessoas [no qual pessoas] reuniram-se em uma passeata que culminou na aceleração de vários projetos pelo governo.
Com uma economia inferior em relação ao Brasil, Cuba detêm [detém] de serviços públicos que superam um país como esse. Os serviços são gratuitos e a organização em volta desses, é [sem vírgula] exemplar. Por exemplo, existem as clinicas [clínicas] comunitárias, que organizam as fichas de seus pacientes de acordo com a gravidade do problema apresentado. Os [apresentado, os] quais, são [sem vírgula] visitados uma vez ao ano e [,] se preciso, recebem visitas mais frequentes.
Ao deparar-se com a questão saúde no Brasil,observa-se o afastamento do governo, para [sem vírgula]com o povo. A revolta da vacina e os protestos que aconteceram em 2013, resumem-se [sem vírgula]em: insatisfação. E como romper essa insatisfação? Visando a [à] população, tendo mais médicos nos hospitais, o que não resume-se [se resume] a importa-los [importá-los], mas investir em uma formação sólida em educação.
Comentários do corretor
Seu texto soube mobilizar argumentos contudentes à problemática em questão. Contudo, atente à estrutura de seu texto. No parágrafo de introdução, por exemplo, apresente apenas tema (assunto) e tese (opinião; ponto de vista), deixe as demais questões para os parágrafos de desenvolvimento. Além disso, atente às regras de uso da vírgula.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |