Grande parcela da população é totalmente dependente da saúde pública. E quando falta qualidade? Como atender a população mais afastada sem médicos e hospitais? Falta médicos longe dos centros urbanos, longe dos exames de laboratórios, longe de outros tantos equipamentos. Querem que nessas regiões se exerça medicina apenas com estetoscópio; que descubra, trate e cure!
O governo recentemente encontrou uma solução: Inspirado em outros países[,] à [a] ideia é importar a mão de obra de lugares como Espanha, Portugal e Cuba. Isso seria viável como medida provisória. Os médicos estrangeiros não aceitarão por muito tempo precárias condições de trabalho. É também necessário encontrar uma solução a longo prazo; a saúde tem de mudar de forma tão brusca que qualquer médico, estrangeiro ou não [,] tenha vantagens em trabalhar em periferias e áreas afastadas. Que venham médicos estrangeiros, mas que antes passem por uma prova para comprovar que estão aptos a exercer medicina em um país diferente, com outra cultura, outras doenças, etc.
Para melhorar a saúde pública muito investimento deve ser feito. É necessário que centros de especialização, cursos de medicina e hospitais escolas [hospitais-escola] sejam construídos principalmente nas regiões com maior deficit; incentivos através de planos de carreira para que os médicos busquem essas cidades; assim como vem sendo debatido, ampliação do curso de medicina, levando os estudantes a passarem um período trabalhando no serviço público, aprendendo e ao mesmo tempo - no caso de estudantes da rede pública – devolvendo em forma de mão de obra o investimento feito pela população. Com uma alteração na ideia atual: que essa experiência ocorra no fim da residência e especialização que o estudante pretende seguir; pois são nas especializações que as filas de atendimento são maiores.
Há interesse populacional na profissão e suas diversas especializações, os vestibulares tão concorridos servem como prova. Nem sempre é a falta de interesse que faz com que os médicos permaneçam nos centros urbanos. Se houver um real investimento em infraestrutura, em alguns anos não será mais necessário essa importação, haverá médicos suficientes atendendo com qualidade toda a população.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas à problemática imposta. Porém, procure melhor trabalhar sua linha argumentativa a fim de enriquecer seu projeto de texto. Dessa forma, procure mobilizar outras áreas do conhecimento para corroborar com seus argumentos e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |