SUS, o bom exemplo mal gerenciado - Banco de redações


Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 12/08/2013

Status:

Corrigida
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   O Brasil é um dos poucos países no mundo a ter um sistema de saúde gratuito que disponibiliza tratamentos e consultas a seus habitantes. Porém, devido à má distribuição populacional, à superpopulação e à falta de controle desse sistema sobre a situação, o SUS, hoje, é visto como ineficiente.

    A iniciativa de disponibilizar assistência à saúde, como faz o país, é, sem dúvida, algo louvável, prova disso foi a inserção de um sistema “inspirado” no brasileiro pelos EUA há poucos anos. Nossa nação paga desde transplantes até tratamentos como o da AIDS e remédios caros para a cura de uma infinidade de doenças.

    Contudo, a falta de estrutura pública, vista desde a industrialização brasileira, afetou também a saúde. É possível notar que a superpopulação das grandes cidades e o mau gerenciamento governamental diante disso promoveram um processo de concentração de médicos nas metrópoles, todos eles, buscando [sem vírgula] o local com o maior mercado de trabalho disponível, deixando, por consequência, várias regiões remotas sem assistência médica. Esse é um dos motivos que levou o governo brasileiro [a] “importar” médicos de outros países para suprir essas lacunas, mesmo sendo uma atitude questionada, traria uma melhora notável a essa situação pelo “esvaziamento” dos hospitais metropolitanos que são, também, o destino do povo sem auxílio que vive no interior.

     Com isso, pode-se ver que algo já está sendo feito por intermédio governamental, porém há ainda muito a se melhorar, como a implantação de mais hospitais e postos de saúde e, a [sem vírgula] redistribuição de profissionais qualificados pelo território nacional, algo que deve partir de uma conscientização deles próprios, visto que são seres principais nessa situação.

Comentários do corretor


 Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações plausíveis sobre a temática em questão. No entanto, aprofunde sua análise, explore a diversidade de questões que o tema favorece e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente