O Brasil é um dos poucos países no mundo a ter um sistema de saúde gratuito que disponibiliza tratamentos e consultas a seus habitantes. Porém, devido à má distribuição populacional, à superpopulação e à falta de controle desse sistema sobre a situação, o SUS, hoje, é visto como ineficiente.
A iniciativa de disponibilizar assistência à saúde, como faz o país, é, sem dúvida, algo louvável, prova disso foi a inserção de um sistema “inspirado” no brasileiro pelos EUA há poucos anos. Nossa nação paga desde transplantes até tratamentos como o da AIDS e remédios caros para a cura de uma infinidade de doenças.
Contudo, a falta de estrutura pública, vista desde a industrialização brasileira, afetou também a saúde. É possível notar que a superpopulação das grandes cidades e o mau gerenciamento governamental diante disso promoveram um processo de concentração de médicos nas metrópoles, todos eles, buscando [sem vírgula] o local com o maior mercado de trabalho disponível, deixando, por consequência, várias regiões remotas sem assistência médica. Esse é um dos motivos que levou o governo brasileiro [a] “importar” médicos de outros países para suprir essas lacunas, mesmo sendo uma atitude questionada, traria uma melhora notável a essa situação pelo “esvaziamento” dos hospitais metropolitanos que são, também, o destino do povo sem auxílio que vive no interior.
Com isso, pode-se ver que algo já está sendo feito por intermédio governamental, porém há ainda muito a se melhorar, como a implantação de mais hospitais e postos de saúde e, a [sem vírgula] redistribuição de profissionais qualificados pelo território nacional, algo que deve partir de uma conscientização deles próprios, visto que são seres principais nessa situação.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações plausíveis sobre a temática em questão. No entanto, aprofunde sua análise, explore a diversidade de questões que o tema favorece e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |