Criado em 1988,o Sistema Único de Saúde tinha o objetivo de universalizar o atendimento médico aos brasileiros. Passados 22 anos,o Ministério da Saúde o avaliou,medindo a sua eficiência e o acesso da população aos seus serviços,e lhe atribuiu a nota 5,4,numa escala de zero a dez.O péssimo desempenho em números confirmou o que há muito se sabe:a saúde pública do país necessita de maiores investimentos e de um reordenamento de sua gestão.
Os gastos com a saúde no país ainda são insuficientes. Segundo a Organização Mundial da Saúde,os investimentos na área deveriam dobrar para atender as demandas do setor.Entretanto,a saúde é posta em segundo plano e tem sua verba reduzida pelo governo,que prioriza,por exemplo,a destinação de recursos que fomentem o crescimento econômico do país. Contudo,esquece-se de que a saúde é um importante setor econômico(9% do PIB) e muito tem contribuído para o desenvolvimento nacional ao movimentar um potente mercado de bens e serviços e assegurar milhões de empregos.Assim,mitigar os recursos da saúde colabora para desacelerar o crescimento.Além disso,o financiamento adequado da saúde pública possibilita o atendimento digno da população que depende do SUS.O bom tratamento eleva a qualidade de vida,o que também coopera para o desenvolvimento da economia,uma vez que haverá um maior contingente de mão de obra saudável e apta ao trabalho.
Além de mais recursos,a saúde deve ter sua gestão reformulada. A maioria dos administradores do SUS é indicada aos cargos por motivos políticos.No entanto,a saúde é uma área que requer conhecimento e a ausência dele pode gerar prejuízos no planejamento,na execução e na avaliação dos resultados do setor.À [A] formação educacional deve ser aliada a preparação ética,pois são recorrentes escândalos de fraudes e desvios de verbas por parte daqueles que deveriam gerir de maneira eficaz os recursos públicos destinados a [à] saúde.Necessária também é a transformação no modo de distribuir o dinheiro.Os atendimentos básico e preventivo não são priorizados,quando deveriam ser,já que diminuem a busca desnecessária por especialistas e por exames,impedindo que o sistema seja sobrecarregado.
Portanto,a saúde pública padece de maior atenção do Estado, pois ele detém meios para reverter a situação precária em que o sistema encontra-se.São necessários investimentos na área e a seleção,através de concursos,de administradores competentes. Importante também é a fiscalização da atuação desses gestores e do destino das verbas para assegurar que elas sejam direcionadas à melhoria do SUS.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e apresentou boas colocações sobre a problemática imposta, evidenciando leitura crítica dos pressupostos da coletânea. No entanto, procure mobilizar distintas áreas do conhecimento para compor sua tese e procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplificações, comparações, retrospectivas históricas etc.). Apenas atente à extensão de seu projeto de texto.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |