A situação em que o país vive em relação à saúde pública é vergonhosa. As estruturas hospitalares estão inutilizáveis, não há aparelhos para a realização de procedimentos simples e até mesmo cirúrgicos, a falta de médicos é muito grande.
Em média há 1,95 médicos para cada mil habitantes, em estados como o Pará, Amazônia e Maranhão, esse número não chega a 1,00. Por esse motivo [,] o governo criou um projeto que visa importar médicos estrangeiros, tendo o intuito de reforçar e melhorar a saúde pública.
Esse projeto resolverá a situação a curto prazo, mas é preciso ter outro tipo de ação, do contrário será necessário sempre importar médicos.
Paga-se impostos altíssimos ao governo, e é preciso cobrá-lo e questioná-lo , exigir a transparência onde esse dinheiro está sendo investido , para que esses impostos sejam direcionados a [à] melhoria da saúde pública.
Poderia começar facilitando a entrada de jovens em faculdades e cursos voltados para a área da saúde; mas que sejam bem exigentes para que se formem bons profissionais. Criar bolsas incentivo [bolsas-incentivo]; para que médicos brasileiros se desloquem até as áreas mais carentes.
É importante cobrar do governo uma fiscalização tanto nas estruturas hospitalares quanto à atuação dos profissionais da saúde , pois assim será possível averiguar as condições de uso dos equipamentos , o cumprimento de carga horária , conduta ética e remuneração da categoria. Adotando essas medidas [,] a oferta de médicos brasileiros aumentaria ; o que seria uma solução a longo prazo , e o problema em relação a [à] falta de profissionais seria amenizado.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordo o tema proposto, contudo realizou uma análise superficial e simplista da questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procura embasar sua linha argumentativos em argumentos contundentes, mobilizando fatos e exemplificações concretas.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |