Os serviços públicos do nosso país, como a educação, segurança e saúde, ainda precisam avançar muito para atender adequadamente toda a população, mas o último item citado vem recebendo certo destaque nesses últimos meses.
Fala-se muito da falta de médicos no Brasil, mas esse não é o único problema, os médicos existentes estão mal distribuídos pelo território nacional. A maioria dos profissionais formados nessa área em nosso país opta por trabalhar no setor privado, ou, quando em setor público, em cidades litorâneas ou capitais, o que causa uma escassez dos mesmos [desses profissionais] nas cidades do interior.
Segundo a presidente Dilma, mais de 700 cidades brasileiras não tem [têm] médicos [,] e visando melhorar essa situação [,] foi adotado em nosso país o programa do governo “Mais Médicos”, que vai trazer profissionais dessa área vindos do exterior para trabalhar nessas regiões. Houve várias críticas a esse programa, vindas principalmente da classe médica brasileira, mas o programa continuou de pé e já foram divulgados os nomes das cidades contempladas por ele. Será dada prioridade aos médicos brasileiros, os estrangeiros irão ocupar apenas os cargos que não foram preenchidos por eles.
Esse é uma boa solução para o problema da falta de médicos nas cidades do interior, mas é temporária. Sou a favor da ideia de que cada estudante de medicina trabalhe, obrigatoriamente, por dois anos no SUS depois de formado, pois assim tanto a qualidade quanto a quantidade de médicos no setor público aumentaria [aumentariam], correspondendo assim às necessidades populacionais.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, amplie sua discussão a fim de melhor explorar o recorte temático, além disso, procure realizar um rico e crítico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |