É muito comum escutar reclamações quanto ao sistema público de saúde nos diversos estados do Brasil, principalmente em áreas remotas do país, como em algumas regiões do Norte e Nordeste. A pergunta para essa questão é: faltam profissionais da saúde no país ou falta estrutura adequada para que eles possam exercer o ofício?
Aqui no Brasil , quando se trata da saúde da população,a resposta é quase sempre a mesma, precária. Pacientes deitados nos corredores dos hospitais, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) com excesso de pessoas, falta de medicamentos, instrumentos descartáveis e [,] em alguns casos, falta até de médicos.
Nos primeiros meses de 2013 foi aprovado pela presidente Dilma Rousseff o projeto ‘Mais Médicos’, que consiste em trazer médicos do exterior para trabalhar em áreas remotas do país onde os médicos brasileiros não ocupassem as vagas. Esse projeto causou bastante polêmica com a classe médica brasileira porque eles afirmam que não faltam médicos no país, e sim uma estrutura digna para exercer a profissão, e outra, eles reclamam também de que os médicos importados teriam que fazer uma prova chamada ‘REVALIDA’ para poder executar suas funções no Brasil, o que não é tratado no projeto sancionado.
O governo deve investir mais em saúde, não apenas trazer médicos de fora do país, isso não resolve o problema, deve construir hospitais e postos de saúde de qualidade em zonas carentes do país. Ampliar o número de vagas de medicina acompanha de um aumento significativo na estrutura das faculdades, e [sem vírgula] incentivar a ida dos médicos formados a irem trabalhar no interior do país pode ser uma solução.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não fugiu ao óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure explorar a diversidade de questões que o tema favore, não apenas o programa Mais Médicos.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |