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Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 07/08/2013

Status:

Corrigida
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A saúde pública brasileira está doente. O diagnóstico médico não é nada satisfatório. O tempo tornou-se seu inimigo. A qualquer momento, se nada for feito, ela entrará em falência múltipla. A questão é: ainda é possível salvá-la?

A saúde está internada em um hospital do SUS (Sistema Único de Saúde), mais precisamente, deitada em uma maca, em um dos corredores do estabelecimento. Não havia vaga em quartos, foi sorte encontrar um espaço vazio. Os segundos, minutos e horas passam até que um médico, vindo de seu consultório, de um hospital particular e, talvez, de outras cidades da região, passe para dar uma rápida conferida no prontuário da paciente. Sua cara não é nada boa, mas antes que perca muito tempo com ela é chamado para ver outros pacientes, afinal são muitos para poucos médicos disponíveis.

A situação da saúde estava ficando cada vez pior. O governo tomou a frente e decidiu convocar médicos cubanos, que são um dos melhores, no mundo, no que fazem, para ajudá-la. Pronto, o que seria solução transformou-se em caos. Médicos brasileiros saíram às ruas para protestar, fizeram greve. Enquanto isso os batimentos cardíacos da paciente começavam a falhar e a respiração ficava mais difícil.

Ainda existe uma esperança. Construir novos hospitais, formar mais profissionais, mais fiéis ao juramento de Hipócrates, pode demorar. Porém [,]  melhorar os salários dos médicos do SUS com o que é gasto para encher os bolsos dos políticos, fazer uso correto dos impostos pagos pelo cidadão, pode ser a última chance para a saúde se recuperar firme e forte.

 

 

 

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, porém adeque-se ao gênero textual exigido: a dissertação. Apresente um posicionamento e argumentos que o sustentem. Fuja do âmbito do senso comum! Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente