As políticas de saúde pública no Brasil, apesar de ter [terem] evoluído, ainda são insuficientes, e [é] preciso melhorar muito para se tornar direito do cidadão e dever do estado [Estado]. Pessoas morrendo em filas de hospitais, corrupção, insatisfação do usuário, desigualdade, falta de especialistas e médicos em geral fazem parte a realidade desse país.
A importação de médicos cubanos para o Brasil é uma proposta da presidente Dilma Rousseff para solucionar a falta de médicos. É uma medida que pode dar certo para suprir as necessidades no presente, pois a medicina cubana é mais avançada do que a brasileira, cuba [Cuba] tem um sistema educacional muito bom e usa práticas mais preventivas que curativas. Há os que dizem que se deve aumentar a oferta de vagas em medicina e investir mais em estímulos financeiros para médicos brasileiros que atuam na saúde pública, ao invés de contratar estrangeiros. É preciso aumentar o número de médicos formados sim, mas enquanto isso não acontece [,] muitos morrem a espera [à espera] de assistência médica.
Se for comparado ao passado [,] o Brasil evoluiu, mas comparado com outros países [,] é preciso melhorar muito ainda, pois segundo o IBGE o Brasil ocupa 97° lugar no ranking mundial de mortalidade infantil.
É preciso investir em saúde, porém mais importante que isso é saber administrar os recursos, e a participação da população é muito importante para a fiscalização e cobrança de seus direitos, na hora de votar saber escolher o melhor representante.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas, contudo não foi uma análise que sobressaiu ao senso comum nem realizou uma discussão ampla e crítica sobre a questão. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |