Postos de saúde sem médicos; [,] demora no atendimento; [,] fila de espera para realizar um cirurgia; [,] falta de medicamentos, de estrutura; super lotação; [,] paciemtes em camas nos corredores, pacientes morrendo. Essa é a situação que se encontra a saúde do Brasil: um verdadeiro caus [caos]. Para resolver esses e outros problemas na saúde brasileira, o governo tem lançado alguns planos no qual trataremos no decorrer no texto.
Como nós podemos ver, a saúde brasileira (tanto a privada quanto a pública) tem deixado a desejar. Um dos maiores problemas que ela enfrenta hoje é a escassez de médicos em áreas do norte [Norte] e nordeste [Nordeste] brasileiro. Para resolver isso o governo brasileiro tem lançado projetos como o "Mais médicos", na qual ele promete pagar em salário de R$ 10.000,00 e uma ajuda de R$ 30.000,00 para médicos que se disponibilizarem a ir trabalhar pelo SUS na Amazônia e no interior do nordeste [Nordeste] brasileiro. Outro projeto, é [sem vírgula] trazer médicos cubanos para trabalharem nessas áreas caso as vagas não forem [fossem] preenchidas por brasileiros.
No entanto, esses projetos apenas irão resolver temporariamente o problema de escassez de médicos e não todos os outros problemas da saúde brasileira como os que foram citados no texto. O que desencadeia esses problemas é a falta de investimentos, de verbas para a saúde. O que adianta pagarem bem médicos brasileiros ou trazerem os cubanos para irem trabalhar em regiões carentes do norte e do nordeste, e quando eles chegarem lá, não terem estrutura o suficiente para realizar um cirurgia? Isso não adianta em nada.
Portanto, para que o "Mais médicos" ou a proposta de trazer médicos de Cuba dê certo, é necessário que o governo disponibilize mais verbas para a saúde, para que os outros problemas como a falta de estrutura, de medicamentos, de postos de saúde sejam também resolvidas e não só a de escassez de médicos. Afinal, médicos por si só não faz [fazem] milagres.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Contudo, extrapole o âmbito do senso comum para levar seu texto à exlecência. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |