Em meio de [a] tantos problemas existentes no Brasil, um dos principais é a péssima saúde pública atual.
Em pequenas cidades [,] não é o problema principal, consegue-se controlar, mas acontece que o nosso país não é feito de apenas pequenas cidades, e sim de grandes cidades [,] também, que realmente estão necessitando de evoluções urgentes.
Vejo que o que falta é o apoio de grandes autoridades brasileiras. Em uma entrevista em rede nacional [,] a presidenta Dilma Rousseff apresentou futuras mudanças, mencionou sobre o problema da saúde pública, disse que haverá contrato com médicos estrangeiros. DiscorOdo [Discordo] totalmente da presidenta, porque a mesma pode e deve apoiar os estudantes brasileiros a se tronarem [tornarem] médicos capacitados para que junto com os médicos experientes a dar um basta nesse problema. É uma vergonha, o Brasil conhecido e amado mundialmente, e para nós brasileiros, temos certo medo de precisarmos utilizar os recursos oferecidos pelo poder público, envolvendo nossa saúde.
A Cuba, por exemplo, têm [tem] grandes médicos capacitados, a saúde da população cubana não é problema. O Brasil que é um país maior deveria ter as mesmas condições.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, porém em meio a uma análise simplista e superficial. Desenvolva suas ideias e apresente argumentos contudentes que comprovem sua tese. Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |