A saúde pública do país se encontra em um estado critico. Com muitas dificuldades pelo caminho, e com a população em uma situação precária e não satisfeita, só aumentam as cobranças e começam a pressionar o governo. As autoridades procuram uma forma de pelo menos minimizar o problema, já que a solução não é tão rápida, mas partes dos problemas podem ser resolvidos [resolvidas] com muita organização, trabalho, transparência e paciência.
Um dos primeiros e grandes passos para resolver grande parte dos problemas é o investimento na educação, para o surgimento de novos profissionais da área da medicina, o resultado não é imediato, mas é eficaz. O Brasil vem em um debate intenso sobre a vinda de médicos estrangeiros para o país, já que a maioria dos médicos se encontram [encontra] no Suldeste [Sudeste] e Sul do país, e nas grandes cidades. Mas as cidades pequenas precisam também de um atendimento digno, o governo deve atrair os médicos para os lugares mais isolados, com um salário bom, valorização do profissional, um hospital de qualidade e aparelhos adequados para que possam se interessar e trabalhar corretamente. O governo precisa de uma distribuição de médicos em torno do país. Mas não adianta investir só em médicos, a saúde pública precisa investir mais na criação de hospitais bons, postos de saúde e a compra de equipamentos desde as grandes cidades até as minúsculas, para que as pessoas de cidades menores não precisem se descolar [deslocar] para ir consultar em outros locais. Dessa forma [,] o SUS não fica congestionado com uma fila de espera gigante.
O Brasil tem muitos problemas em relação a [à] saúde, mas todos podem ser resolvidos, a população paga seus devidos impostos para ter um atendimento digno, e nem todos tem [têm] condições de hospitais particulares e planos de saúde, por isso o governo tem que investir para que esse povo carente de saúde de qualidade não continue sofrendo.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma análise superficial que não sobressaiu ao senso comum. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |