No mês de Junho de 2013, eclodiu nos estados brasileiros um grande número de manifestações, que reivindicavam a redução do valor das passagens e melhorias nos serviços públicos. Sendo uma delas a reivindicação de uma saúde pública de qualidade.
Segundo uma reportagem realizada pela revista “VEJA”, o brasileiro sofre com uma das mais altas taxas de impostos do mundo. Sendo assim, isso lhe garantiria um atendimento de saúde decente, mas não é isso que constatamos nos hospitais e pronto-socorros [,] onde vemos filas e queixas quanto à peculiaridade do atendimento prestado.
Diante dessas informações, o que poderia ser feito para melhorar a qualidade da saúde pública no Brasil?
Alguns especialistas afirmam que o governo deveria dobras [dobrar] os recursos destinados ao setor, assim investindo em infraestrutura, equipamentos, médicos insatisfeitos quanto à remuneração, etc. Mas não é fácil, uma vez que boa parte do orçamento federal é comprometida com outras despesas.
Outros declaram que poderia ser através de um “choque” de gestão, começando por sua própria administração, que em sua maioria, são indicados por motivos políticos e não por atributos referentes à função. Mas a saúde é uma área que requer conhecimento amplo, não é uma coisa que qualquer profissional, que não seja experiente e de carreira[,] possa fazer.
É certo que injetando recursos e modificando a administração não vai resolver 100% do problema que temos hoje, algumas outras ações e atitudes, como a de Cuba, que segundo a “CEBES”, graças à sua medicina preventiva tem obtido excelentes resultados, são necessárias para que em médio ou longo prazo tenhamos uma saúde pública de qualidade e digna dos impostos cobrados.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes, contudo apresentou uma análise superficial. Amplie seus argumentos e ideias a fim de melhor explorar a diversidade de questões que o recorte temático e procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retropectivas históricas etc.).
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |