Há muito tempo o brasileiro enfrenta situações difíceis para conseguir uma consulta pelo Sistema Único de Saúde. Recentemente, a presidente Dilma anunciou a vinda de médicos estrangeiros para atuarem no Brasil. Tal fato, nos leva [fato leva-nos] a pensar sobre falta e o despreparo dos médicos para atenderem a população que utilizam o atendimento público.
Em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, podemos perceber que há uma quantidade razoável de médicos. Em contrapartida, em regiões mais afastadas à [a] essas, a concentração desses profissionais é muito inferior a [à] necessária. Isso se deve muitas vezes a [à] falta de condições mínimas de trabalho e salários abaixo da média nacional.
Paralelamente, tendo em vista o anúncio da nossa presidente, nota-se que as universidades não estão conseguindo cumprir a demanda por médicos. Nesse contexto, entramos em outro contraste: a dificuldade do ingresso no curso de medicina e, no caso de universidades particulares, as elevadas mensalidades. Isso explica porque muitos jovens que realmente tem [têm] o sonho de servir a população não conseguem alcançar seu sonho de curar as pessoas.
Diante disso, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser traçado pela saúde pública no Brasil. Deve-se [Devem-se] curar as deficiências de falta de infraestrutura e baixos salários. Outra alternativa é criar novas turmas de medicina a cada semestre de forma crescente em todo o país. Dessa forma [,] a demanda será atendida e os profissionais disseminados de forma homogênea por todo o território.
Comentários do corretor
Seu texto retratou o tema proposto e fez colocações pertinentes. No entanto, melhor trabalhe a linha argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpeceção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |