- Banco de redações


Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 07/08/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Há muito tempo o brasileiro enfrenta situações difíceis para conseguir uma consulta pelo Sistema Único de Saúde. Recentemente, a presidente Dilma anunciou a vinda de médicos estrangeiros para atuarem no Brasil. Tal fato, nos leva [fato leva-nos] a pensar sobre falta e o despreparo dos médicos para atenderem a população que utilizam o atendimento público.

Em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, podemos perceber que há uma quantidade razoável de médicos. Em contrapartida, em regiões mais afastadas à [a] essas, a concentração desses profissionais é muito inferior a [à] necessária. Isso se deve muitas vezes a [à] falta de condições mínimas de trabalho e salários abaixo da média nacional.

Paralelamente, tendo em vista o anúncio da nossa presidente, nota-se que as universidades não estão conseguindo cumprir a demanda por médicos. Nesse contexto, entramos em outro contraste: a dificuldade do ingresso no curso de medicina e, no caso de universidades particulares, as elevadas mensalidades. Isso explica porque muitos jovens que realmente tem [têm] o sonho de servir a população não conseguem alcançar seu sonho de curar as pessoas.

Diante disso, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser traçado pela saúde pública no Brasil. Deve-se [Devem-se] curar as deficiências de falta de infraestrutura e baixos salários. Outra alternativa é criar novas turmas de medicina a cada semestre de forma crescente em todo o país. Dessa forma [,] a demanda será atendida e os profissionais disseminados de forma homogênea por todo o território.

Comentários do corretor


Seu texto retratou o tema proposto e fez colocações pertinentes. No entanto, melhor trabalhe a linha argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua perpeceção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente