Uma saúde pública de qualidade - Banco de redações


Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 07/08/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma saúde pública de qualidade

A saúde publica no Brasil não e [é] das melhores. Todos os brasileiros percebem desde crianças que não da pra [dá para] contar com o serviço publico [público] de saúde, todos nós desde pequenos observamos aquela fila enorme que temos enfrentar para enfrentar para conseguir uma simples consulta no dentista. Para ternos [termos] um sistema de saúde de qualidade [,] temos que valorizar os profissionais da saúde desde sua formação e depois disto.

Quem nunca teve que madrugar em um posto de saúde pra conseguir uma ficha pra marcar ou conseguir uma consulta em uma área qualquer da saúde? Essa é a realidade que aprendemos no decorrer da nossa vida e temos que tirar do nosso próprio bolso para pagar planos de saúde que muitas [muitas vezes] são bem limitados, mas porque  [por que] fazemos isso? Pelo simples fato que [de que] o SUS no Brasil não da pra [dá para contar] contar e até mesmo consultas simples demoram meses.O que devemos fazer pra mudar essa realidade não é simples, pois ate [até] mesmo quando os médicos fazem greve os mais prejudicados são os cidadãos que precisam da consulta, não pelo simples fato de não poder pagar um plano de saúde, mas pelo fato que [de que] é um direito gartido [garantido] pela constituição [Constituição] brasileira de 1988.

 

Enfim [Enfim,] o que precisamos fazer e [é] agregar valor aos médicos e a todos que trabalham na área da saúde, precisamos pressionar o governo brasileiro para que[,] qlem [além] de aumentar o piso salarial desses profissionais [,] custeie também os seus cursos de especialização e os demais cursos, pois quando a pessoa tem a oportunidade de escolher em que curso vai entrar na faculdade [,] mesmo que seu sonho seja tornar médico [,] ele vai escolher uma outra profissão que ele goste pelo fato de ganhar mais e tem mais benéficos [ter mais benefícios].

No fim quem acaba perdendo somos todos nós porque mesmo que tenhamos um plano de saúde dos mais modernos e caros em caso de um emergência ninguém vai te perguntar qual é seu plano de saúde e é nessa parte que somos atendidos primeiramente pelo sistema de saúde publico. Temos a capacidade fazer [de fazer] um protesto pacifico [pacífico] pelas passagens [,] então podemos fazer um protesto a favor da saúde porque é o governo que serve ao povo e não ao contrario [contrário].   

Comentários do corretor


Seu texto retratou o tema, porém de maneira simplista e não desenvolveu uma linha argumentativa plausível que sustentasse sua tese. Para validar suas colocações, é preciso mobilizar fatos e exemplificações concretas que as comprovem. Fuja do âmbito do senso comum! Além disso, cuidado com a linguagem coloquial (como o uso dos termos "pra") em dissertações.

Leia e escreva mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente