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Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 07/08/2013

Status:

Corrigida
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Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [,] 54 % dos gastos utilizados pelo SUS, Sistema Único de Saúde, vem [vêm] do bolso publico [público] e os 46% vem [vêm] do governo¹, o Brasil e [é] um dos pais [países] com o menor índice de medico [médicos], principalmente no Maranhão [,] que é de 0,56 [,] inaceitáveis [dado inaceitável].

 Um plano de saúde que os aposentados utilizam e [custa] de 700 reais, quase seu beneficio todo, isso ainda pode aumentar de acordo com as informações do sait veja [site da revista Veja.] se [Se] o plano de saúde continuar como esta [está, ]em 2015 [,] vai tem um aumento de 125% ,um plano que pouca gente paga, mais todas tem [mas todos têm] direito de uma [um] leito em um hospital publico [público] quando tiver necessidade.

Mais não e [Mas não são]] só os pacientes de [que] perdem com tudo isso [,] os médicos também saem perdendo na rede publica [pública,] uma cirurgia feita e [custa] uns 700 reais e na rede privada e ganhariam em torno de 13,000 por conta dos plano de saúde. Recentemente vários médicos só assinam seu ponto e deixam pessoas na fila de espera, passando mal, muitas mulheres já tiveram que da [dar] a luz no corredor de um hospital por falta de atendimento.

Para resolver todo esse problema [,] o Brasil deveria investir mais na rede publica de saúde, e [sem vírgula] na rede de ensino [,] que Forman [forma] vários médicos todos os anos, Nos [Nós,] Brasileiros [brasileiros,] devemos pensar que quanto mais medico [médicos, ] melhor [,] não importa de [se] eles vem da Cubá [Cuba], o que importa mesmo e [e] a qualidade do atendimento que ta² [está] cada vez pior e precisa de uma melhorada² [melhora] urgente [,] tanto no atendimento quanto na estrutura do hospital, que a gente² deve lutar com todos nossos direitos para conseguir mais de uma maneira civilizada para que todo nos saísse [todos nós saiam] vitoriosos. 

Comentários do corretor


Seu texto apresentou problemas generalizados em relação à escrita, que comprometaram a estrutura de seu texto, bem como a construção de sentido. Além dos erros gramaticais, de pontuação, problemas na construção de frases, linguagem coloquial, etc., sua argumentação não sobressaiu ao senso comum. Amplie seu nível de leitura, atente aos erros apresentados e escreva mais!

¹ Dizer que o dinheiro vem do bolso público ou do governo não seria a mesma coisa?

²Todos os trechos destacados em azul são pertinentes à linguagem oral, e não à escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.0
NOTA FINAL: 2


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente