Diariamente em jornais, na televisão e na internet são noticiados casos de filas de pacientes nos corredores de hospitais e postos de saúde, falta de infraestrutura nos locais de atendimento e insuficiência de médicos em diversas cidades do Brasil. Esse caos no setor de saúde pública vem de longa data e ainda é algo que, infelizmente, o cidadão brasileiro – mesmo tendo o direito à saúde - enfrenta com frequência.
Os fatores que fazem com que a saúde no país seja tão caótica são diversos, mas as precárias condições de trabalho e a má distribuição de profissionais de saúde estão entre os principais. Muitos desses recebem um salário bem abaixo do que deveriam e, como agravante, há uma concentração de profissionais nas capitais e grandes cidades, contrariamente aos municípios do interior, que acabam sofrendo a falta de médicos.
Uma medida tomada pelo governo federal para amenizar a má distribuição de profissionais foi a criação do programa Mais Médicos. A iniciativa não foi bem recebida pelos atuantes na área, pois as vagas não preenchidas por brasileiros seriam ocupadas por médicos estrangeiros. Mas as reivindicações vão além: muitos alegam que melhorar a infraestrutura dos locais de atendimento deveria ser prioridade, e assim haveriam [haveria] reais condições para que os profissionais pudessem atender seus pacientes como deveriam.
Diante disso, sendo a saúde um direito de todo cidadão e um dever do Estado, é necessário que ela esteja mais acessível, através de ações e programas que deem assistência a toda a população. Para isso, é preciso que haja maior valorização e distribuição eficaz de profissionais da área em todas as regiões brasileiras. Ademais, tão importante quanto profundos investimentos no setor, é essencial que a gestão de recursos seja mais eficiente. Só quando for tratada com real prioridade pelos governos federal, estaduais e municipais, é que se terá uma saúde pública de qualidade.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, abordou o tema proposto, apresentou proposta de solução (mesmo que ampla demais, sem haver uma ação específica e direta) e atendeu à proposta. Porém, não houve extrapolação do óbvio em relação à abordagem, é necessário ir além do óbvio. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |