Nas recentes manifestações que ocorreram no Brasil, foram comuns as reivindicações por uma saúde pública de melhor qualidade. De fato, o SUS (Sistema Único de Saúde) , atualmente, não tem recursos suficientes para atender dignamente a [à] população. A aprovação do programa governamental Mais Médicos, para [sem vírgula] muitos irá reverter o problema da saúde pública, mas sua eficácia é bastante questionável.
Não raro, são noticiados nos meios de comunicação a respeito das péssimas condições de saúde pública as [às] quais o cidadão é submetido, como longa fila de espera, falta de leitos,remédios e médicos. Em meio a essa realidade, o governo pretende trazer médicos de outros países a fim de deixar a saúde mais acessível. No entanto, sem boa infraestrutura e equipamentos básicos, dificilmente qualquer médico conseguirá exercer a medicina. Seria o mesmo que contratar um famoso chefe de cozinha, mas não disponibilizar ingredientes essenciais à sua receita.
Sendo assim, trazer médicos estrangeiros só melhorará a estatística de médicos disponíveis por habitante. Além disso, o problema da grande lista de espera perdurará, uma vez que os grandes centros urbanos continuarão recebendo muitos habitantes de cidades do interior em suas unidades de saúde, pois, geralmente [,] só esses centros têm equipamentos e recursos para tratamentos mais complexos.
Dessa forma, para obter uma saúde pública de melhor qualidade [,] são necessários, principalmente, maiores investimentos governamentais nesse setor. Para que todo cidadão tenha acesso á [à] saúde, não são necessários apenas médicos, mas também remédios, leitos, equipamentos básicos, e [sem vírgula] hospitais bem estruturados. Os resultados de um maior investimento no SUS seriam vistos em médio prazo. Por isso, aumentar as práticas [práticas da] medicina preventiva, como um melhor acompanhamento local de hipertensos, diabéticos, entre outros, serviria para diminuir tanto a demanda por maiores hospitais, quanto [hospitais quanto] à fila do SUS.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Porém, não houve extrapolação do óbvio em relação à abordagem. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.),
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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