Um país doente - Banco de redações


Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 07/08/2013

Status:

Corrigida
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Menos de 2 médicos para cada mil habitantes pode ser uma média ruim, mas será que as constantes cenas de hospitais superlotados são reflexo de uma baixa quantidade de médicos, ou [médicos ou] de uma grande quantidade de enfermos?

É certo que o número de médicos no Brasi é baixo e eles estão geograficamente mal distribuídos, mas aumentar o número de médicos enquanto a população doente também aumenta, é [sem vírgula] uma medida pouco eficaz. A saúde brasileira precisa de uma vacina e não de um soro de efeito rápido, isto é, o problema tem que ser tratado na fonte, e a fonte é a população. Se um país, mesmo com poucos médicos, possui uma população saudável, os hospitais não sofrerão com o problema da superlotação, visto que esses são destinados, principalmente, às pessoas doentes. A melhor forma de evitar doenças é por meio da educação; uma população com anti-corpos [anticorpo] para a ignorância é uma população mental e  fisicamente saudável.

As questões de saúde e educação são complementares e correlacionáveis. Como um efeito dominó, a educação de cada um precisa mudar para que a saúde geral mude junto. É com esse efeito dominó que a qualidade de vida do cidadão começa a mudar e o Brasil começa a ser tratado de sua doença, a doença da saúde pública.

Comentários do corretor


Seu texto realizou uma análise genérica e simplista do tema, bem como apresentou uma argumentação limitada, que não foi o suficiente para comprovar sua tese. Será que dizer que uma "população com anticorpo para ignorância" é suficiente para acabar com o problema da saúde pública? É evidente que não, além de não haver argumentos suficientes que sustentem essa afirmação ao longo do texto. 

Apresente uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que comprove seu posicionamento!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente