Questão energética brasileira e mundial - Banco de redações


Brasil: um país de Energia Limpa?

Enviada em: 05/06/2013

Status:

Corrigida
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Sustentável é um adjetivo abrangente em diversos pontos, por isso se torna difícil encontrar, no caso, um tipo de energia que possa ser categoricamente afirmada como tal e simultaneamente abastecer uma parte significativa de uma população. Ao observar o Brasil, nota-se que suas dimensões continentais [,] juntamente com os [aos] biomas, relevos e bacias [,] determinam a fonte energética predominante no território.

 Deve ser levado em consideração então que o interesse do país ao focalizar nos rios com potencial hidrelétrico e no cultivo da cana-de-açúcar (um dos meios de retirada do Etanol) para geração da energia não é apenas ambiental, como também econômico, umas vez que seus recursos naturais proporcionam esta [essa] exploração.

 Por isso, a preocupação principal não é realmente com a preservação do meio, como na questão da construção das usinas que exploaram [exploram] as águas dos rios, que apesar de não lançar poluentes à atmosfera, interfere em todo ciclo de vida que, direta ou indiretamente  [,] se relacionava  [relacionava-se] com o local. Baseado nisto é que surgem os movimentos contra a introdução de novas hidrelétricas, como no polêmico caso de Belo Monte, no rio Xingú [Xingu], onde pessoas de todo o país, inclusive ambientalistas especializados participaram.

 Já na outra opção escolhida pelo Brasil, que é através do Etanol, apesar de não ser popularmente depreciado como o petróleo [,] também é muito prejudicial. O processo principal utilizado em plantações da cana-de-açúcar é a monocultura, o qual [que] esgota certos nutrientes do solo rapidamente, além de que sua queima gera [além de sua queima gerar] gases poluentes.

 Sabendo então que as fontes de energia consideradas mais sustentáveis não o são realmente e lembrando dos [os] problemas existentes nas outras também (como usinas nucleares com seus perigos radioativos e energia eólica com suas complicações de instalação), reconhece-se a necessidade de aprofundar na obtenção e retenção da energia solar, a qual é sim uma fonte limpa e disponível para todos (apenas em variadas quantidades), que basta saber controlá-la e distribuí-la a nível mundial para uma solução eficaz e viável para a questão energética.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto, demonstrou compreensão dos pressupostos da coletânea e fez colocações pertinentes. No entanto, faltou extrapolar o óbvio e o que já havia sido apontado pela proposta. Amplie suas ideias e sua percepção crítica sobre o fatos! Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente