Vivemos em um país que tem uma grande variedade de recursoso naturais, e , tentamos [naturais e tentamos] fazer o maxímo possível para conservá-lo assim. Algumas alternativas para manté-lo , são com açõens sustentaveís [mantê-lo são com ações sustentáveis], mas será que estamos fazendo certo?
Um bom exemplo são as usinas hidrelétricas; como nosso país tem um grande reservatorio hidrico, tranforma-mos [reservatório hídrico, transformamos] a água em energia . Esse processo que é feito nessas usinas não gera tantos poluientes quanto as outras.
No entanto [,] é preciso lembrar que para esse sistema funcionar, foi preciso alagar varias hectareas [vários hectares] , aonde viviam [onde viviam] pessoas, animais, além da vegetação do lugar que é praticamente toda destruída.
Ao usarmos esse tipo de energia [,] estamos [,] sim, fazendo uma boa ação, pois no final do processo ela é a menos prejudicial, no entanto precisamos tomar atitudes com relação ao precesso [processo] que é realizado para chegar não só as [às] usinas hidreletricas [hidrelétricas,] mas também o etánol [ao etanol] e tantas outras açõens sustentaveis [ações sustentáveis], pois só vemos o final do processo e achamos que está tudo bem.
O principal é tomarmos conhecimento do que está sendo feito de sustentável no país, para primeiramente ajudar no que for possível e depois é necessario que cobremos de autoridades e dos criadores dessas açõens [ações] que revejam os projetos, observando principalmente se estão fazendo o bem para todos, sem precisar desabrigar ou destruir vegetaçõens [vegetações], pois [,] do contrario [contrário] [,] isso virara [virará] um ciclo vicioso onde se preserva de um lado e destroise [destrói] de outro.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém desenvolva suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o tema proposto. Extrapole o âmbito do senso comum e mobilize argumentos bem fundamentados.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |