Nos últimos anos, muito se tem falado da geração de energia limpa em nosso país. Os adeptos à nova fonte enfatizam, principalmente, vantagens como a redução na emissão de gases poluentes na atmosfera. No entanto, há inúmeros fatores negativos que já podem ser observados, dentre eles: os fortes impactos ambientais e sociais, a contribuição para o aquecimento global e a queda na produção de alimentos.
Apesar de menos poluentes, comparando com as usinas movidas à base de combustíveis fósseis, as hidrelétricas e a produção do etanol já vêm causando problemas ao nosso meio ambiente. Extensas áreas vêm sendo destruídas, tanto para a realização de reservatórios quanto para o plantio da cana-de-açúcar, acarretando desequilíbrio da fauna e da flora, até mesmo com a extinção de certas espécies. Além disso, muitas famílias estão sendo abrigadas a transferir suas residências para outros locais.
Ademais, a devastação em grande escala ajuda a contribuir com o aquecimento global. Em busca de solo fértil para a plantação da cana-de-açúcar, cresce brutalmente o desmatamento das florestas e do cerrado, sem falar nos quilômetros de terras que ficam com toda a sua vegetação inundadas pelas grandes represas formadas pelas usinas hidrelétricas.
Outro ponto que merece destaque é a consequência da supervalorização do etanol. Tal fato incentivou os produtores rurais a arredarem suas terras para as usinas ou trocarem o plantio de grãos, hortaliças, legumes, e a pecuária, pela plantação maciça de cana-de-açúcar. Estudos da ONU já apontam tal ação como uma agravante para a escassez de alimentos e o crescimento da fome no mundo.
Dessa forma, ressalta-se que, apesar de todas as tentativas, não existe no mundo uma fonte de energia que seja plenamente limpa e sustentável. Portanto, ações e políticas precisam ser repensadas para que o meio ambiente não seja novamente o maior prejudicado.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, apontou a problemática do tema e fez boas considerações. Só poderia ter melhor explorado o conceito de sustentabilidade para compor sua tese.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |