A capacidade energética do Brasil é menos poluente em relação a outros países. Visto que faz uso de opções que podem se renovar , por exemplo, a energia hidríca [hídrica] e o álcool como combustível. Porém, essas fontes têm lados negativos do ponto de vista ambiental e social.
Em primeiro lugar, sabe-se que o país obtém a maior parte de sua potência elétrica através dos rios, notadamente, por meio das hidrelétricas.Essa fonte apesar de ser natural e poder se recompor , ainda assim, é [assim é] capaz de produzir desgastes ambientais e na sociedade.Por exemplo, segundo o ( IBAMA), os impactos mais notáveis são: a flora e a fauna dos locais que acabam sendo submersas e, consequentemente, as espécies morrem, além disso interferem de forma irreversível no clima, provocando alterações na temperatura , tanto que o ecossistema in natura jamais será recomposto . E por conseguinte, atingem a população do lugar que ,ás vezes, perdem a moradia, a forma de sustento da familía entre outros.Por isso, muitos grupos , principalmente indígenas lutam contra a construção dessas usinas, mesmo que elas sejam benéficas quanto á eficiência elétrica, no entanto , destróem ricas partes da natureza.
Em segundo lugar , a federação brasileira resolveu investir em um tipo de biocombustível, o etanol, que é fabricado a partir da cana-de-açucar [açúcar]. Sendo que é usado em substituição à gasolina nos automóveis que apsar de ser renovável, mesmo assim causa problemas visíveis a população. Como, de acordo com dados de pesquisas feitas pela (FGV) de 2006 a 2007 , ocorre a elevação de preços dos alimentos, geração de sub empregos socialmente excludente.Isso acontece devido á utilização do solo para a produção de biodisel.
A melhor solução é buscar formas de equilibrar a aplicação desses recursos energéticos em consonância com as pessoas em geral. A fim de que possa ajustar de maneira que não se prejudique o corpo social. Logo, deve-se criar iniciativas governamentais para que se estudem possibilidades de gerar qualidade de energia e vida a humanidade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez boas considerações sobre a questão, mas não foi além do que já havia sido apontado pela coletânea. Para chegar à excelência, extrapole o senso comum.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |